Categorias

Será que precisa mesmo cortar o cabelo?

8 de agosto de 2019

Cortar o cabelo, mudar o visual é sempre bom, não? Mas, muitas vezes, a gente acaba usando o corte como a salvação para os fios.

Como assim?

Sabe quando os fios estão danificados, ressecados ou quebradiços? A gente vê os fios nesse estado e já acha que estão precisando de um corte.

Porém, o que o seu cabelo pode estar precisando é de nutrientes e de produtos que auxiliem na reconstrução de seus cabelos. Há grandes chances de que você precise repensar alguns hábitos, ao invés de buscar uma medida tão imediata, quanto o corte.

Você cuida da alimentação?

Alimentação tem tudo a ver com o cabelo, pois, claro, seu cabelo faz parte do seu corpo e depende dos nutrientes dos alimentos para ter saúde.

Se seus fios estão sem brilho e estão quebrando com facilidade, convém, antes de buscar um tratamento ou apelar para o corte, verificar se sua saúde está equilibrada, pois pode ser que você precise de alguma ajuda com a sua alimentação.

Se sua alimentação estiver ok e sua saúde também, vá para o próximo item.

Usa produtos que tem tudo a ver com as necessidades dos seus fios?

Fios naturais sem química e fios alisados e/ou tingidos têm necessidades diferentes, assim como fios lisos e fios crespos, que têm estruturas diferentes, e, portanto, vão ter necessidades nutricionais diferenciadas.

Isso significa que você precisa analisar o tipo de cabelo que tem e escolher produtos de manutenção que atendam as necessidades dele.

Por isso que os produtos que você usa no dia a dia devem ser escolhidos a dedo, ok?

Se você já tem esse cuidado na sua rotina, vá para o próximo item.

Utiliza alguma química e faz tratamentos de recuperação?

Alisar e tingir os fios faz com que a estrutura do cabelo seja alterada e, portanto, nesses dois processos, alguns nutrientes podem se perder.

Quem já alisou, tingiu ou mesmo descoloriu os fios, sabe bem. Se não houver o cuidado de fazer tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, os fios vão ficando secos, com pontas duplas e ressecadas.

Por isso, alisou, pintou ou descoloriu, tem que cuidar. Se você já cuida direitinho dos seus cabelos depois da química, corre para o próximo item.

Costuma cortar o cabelo o cabelo com qual frequência?

Calma, não precisa sair correndo para o cabeleireiro. O corte é muito importante para remover pontas danificadas e, principalmente, para que o seu cabelo esteja sempre bonito com o corte em dia.

Porém, cada fio vai ter uma frequência que seja necessária para que os fios fiquem saudáveis. Em média, essa necessidade é de 3 em 3 meses, mas tudo depende de sua rotina e da observação de como o seu cabelo é no dia a dia.

O corte não é a salvação dos fios. Mas ele é necessário para que seu cabelo não fique com aparência de desleixo, principalmente quando seu cabelo é curto.

Você costuma cortar o cabelo toda vez que estão danificados? Experimente nossas dicas e depois conte o que achou delas aqui os comentários.

Sem comentários

    Responder