Categorias

Cabelos lisos: como reduzir danos causados por secador, chapinha etc?

25 de julho de 2019

Cuidar dos cabelos lisos não tem mistério (assim como com os outros tipos de fio). O mais importante é que você construa uma rotina de cuidados diários para garantir a saúde dos cabelos.

Mas, caso você costume utilizar ferramentas à base de calor, como o secador, a chapinha e o baby liss, vale a pena redobrar os cuidados para que os fios não fiquem danificados e quebradiços.

1. Use protetor térmico para reduzir danos aos fios

O protetor térmico é um desses itens que merece estar na sua prateleira, sobretudo se você faz usos constante de secador, chapinha e/ou babyliss. 

Isso porque o produto cria uma película de proteção nos cabelos, evitando que sejam completamente expostos às altas temperaturas.

2. Fortaleça os fios com hidratação, nutrição e reconstrução

Por mais que a gente adore secar, chapar e enrolar os fios com instrumentos que usam calor para reestruturar os fios, é importante estarmos cientes dos efeitos disso a longo prazo para que possamos preveni-los.

Antes que seus fios fiquem quebradiços e fragilizados por conta da alta temperatura, fortaleça seus cabelos com tratamentos que recuperem constantemente a saúde dos fios, que é o caso da hidratação.

Mas, se não for suficiente, invista em um mês de tratamentos, o famoso cronograma capilar, um período em que você faz uma rotina intensiva de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

3. Evite usar babyliss e chapinha com os fios úmidos

Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar, pois, mesmo quando você seca os fios antes de pranchá-los, algumas mechas podem ficar úmidas e isso é péssimo para a saúde dos seus cabelos.

Quando cabelos úmidos são pranchados, eles costumam fritar de dentro para fora. Tome cuidado, inclusive com produtos que tiver aplicado nos fios antes da prancha, os que são à base de álcool podem danificar os fios.

4. Aposte em finalizadores para reduzir o frizz dos cabelos lisos

Finalizadores são ótimos amigos, quando usamos ferramentas à base de calor nos cabelos. Eles ajudam a atenuar o frizz e ainda dão uma mão extra para que os fios se mantenham lisos ou enrolados por mais tempo.

Há vários tipos de finalizadores, em mousse, em spray, à base de óleo. É só escolher aquele que tem mais a ver com o seu tipo de fio e a sua necessidade.

5. Passe a chapinha em mechas finas para dividir a temperatura

Uma dica bem simples, mas muito eficiente é dividir os fios em mechas pequenas, quando estiver pranchando ou aplicando o baby liss, para que a temperatura possa se dividir entre os fios.

Isso porque mechas muito grossas podem receber o calor de forma desigual, isto é, pode acontecer de alguns fios receberem mais calor do que outros.

6. Use produtos que ajudem a manter os fios lisos

Existem produtos que podem ajudar a manter os fios lisos por mais tempo e, por isso, faz com que você sinta menos necessidade de alisar os fios diariamente. 

Apostar em produtos de qualidade, que deixem os fios hidratados, disciplinados e lisos por mais tempo vai tornar sua rotina de cuidados com os cabelos muito mais prazeirosa e eficiente.

Não é impossível manter os cabelos lisos belíssimos, mesmo quando você faz uso constante de secador, chapinha e baby liss. Porém, se perceber que seus fios estão ficando quebradiços, saiba como cuidar deles no post “Como cuidar dos cabelos quebradiços?”.

Sem comentários

    Responder