Categorias

Como cuidar dos cabelos no inverno?

26 de junho de 2019

A estação mais fria do ano está chegando em muitas partes do país e a dúvida que fica, para quem ama cuidar das madeixas é: como cuidar dos cabelos no inverno?

Sabemos que é impossível tomar banho frio nessa época. Sabemos, também, que não dá para evitar o uso do secador, ainda mais se a gente for lavar os cabelos antes de sair de casa.

Porém, a combinação da água quente, do excesso de calor e até mesmo da diminuição da frequência de lavagem dos fios pode ser fatal para os seus cabelos.

A seguir, a gente dá dicas (reais e fáceis de aplicar em qualquer rotina) para você entrar e sair do inverno com os fios belíssimos.

Aposte na nutrição dos fios

Frizz e ressecamento costumam ser comuns em épocas mais frias. Isso acontece, porque utilizamos água quente para lavar os fios e porque usamos o calor para secar rapidamente os cabelos.

Portanto, no inverno, aposte em nutrição capilar, pois esse tipo de tratamento cria uma película protetora em cada fio, evitando o ressecamento e, consequentemente, o frizz e a quebra.

Não deixe de lavar os cabelos no inverno

Na hora de tomar banho, ai, que preguiça de lavar os cabelos! Contudo, a lavagem é necessária para remoção de sujidade e da oleosidade das madeixas.

Além disso, fios sujos tendem a cair mais facilmente e a produzir oleosidade em excesso, ou seja, os prejuízos para a saúde de seus cabelos são enormes.

Portanto, vale a lembrança: quem tem fios oleosos, o ideal é lavá-los diariamente; quem tem fios secos, deve lavar os cabelos três vezes por semana; já quem tem fios normais, pode optar por lavar os cabelos em dias alternados.

Utilize um protetor térmico para evitar ressecamento

Outro hábito que fica mais frequente nas épocas com temperaturas mais baixas é o ato de secar os cabelos com secador. Isso é muito comum, já que, no inverno, ninguém consegue sair de casa com os fios molhados ou úmidos.

Se você quiser muito secar seus cabelos, nossa dica é usar um protetor térmico que proteja seus cabelos da ação nociva do calor. Esse produto vai evitar que seus cabelos sejam atingidos de modo severo pela baixa temperatura do secador e ainda vai fazer com que adquiram um aspecto brilhante e sedoso.

Use água morna para enxaguar

Essa dica é ideal para os dias não tão frios. Sabemos que é muito difícil tomar banho frio no inverno e não podemos sugerir algo assim apenas pelo bem de seus cabelos, ok?

Então, ainda que você tome banho com água quente, procure usar água morna para enxaguar os cabelos. Isso já vai minimizar os efeitos da água quente em seus fios.

Use finalizadores, sobretudo à base de óleo

Se tem uma época em que não se deve abrir mão de finalizadores, essa época é o inverno.

O fato é que os finalizadores, independentemente do tipo, ajudam – e muito! – a proteger os fios, seja do calor, no caso dos protetores térmicos, seja do ressecamento, no caso dos leave-ins.

Se forem à base de óleo, então, melhor ainda, pois auxiliam a manter os cabelos nutridos e a deixá-los longe do frizz.

Não é difícil cuidar dos cabelos no inverno, não é mesmo? Basta entender o que pode ser mais nocivo para os seus cabelos e como contornar esses hábitos em seu dia a dia. Tem mais alguma dica que costuma adotar nesta época do ano? Comente aqui.

Sem comentários

    Responder