Categorias

Condicionador e máscara de tratamento: qual usar primeiro?

30 de maio de 2019

Nem parece uma dúvida comum, afinal todo mundo usa pelo menos dois desses produtos todos os dias, não é mesmo?

Bem, o condicionador e a máscara de tratamento costumam ser utilizados, junto ao shampoo na seguinte sequência: shampoo + condicionador + máscara de tratamento.

No entanto, devido às suas funções, muita gente inverte a ordem do condicionador e da máscara de tratamento. Mas, e aí? Qual a melhor opção para você?

O primeiro de todos é o shampoo

O shampoo tem como função principal a limpeza dos fios. Provavelmente, você já viu e até já usou produtos que tenham outras funções, além dessa, mas a principal é a limpeza.

No processo de limpeza, ademais, o shampoo abre as cutículas dos cabelos para que os fios recebam os nutrientes dos produtos que vem a seguir.

O segundo é aquele que vai nutrir os seus cabelos

Chegou a hora da verdade! Qual usar primeiro, o condicionador ou a máscara de hidratação?

Veja bem, após a abertura das cutículas, promovida pelo shampoo, é preciso nutrir os fios, antes de que as cutículas se fechem. Portanto, por esta lógica, o ideal é utilizar a máscara de tratamento antes do condicionador.

O terceiro é aquele que sela o processo todo

O condicionador é um produto que costuma ter o pH mais baixo e que, em contato com o cabelo, acaba fechando as cutículas.

Com efeito, é por isso que muitas pessoas não conseguem perceber as vantagens de determinadas máscaras de tratamento, pois, ao optar por utilizá-las após o condicionador, os cabelos não conseguem absorver toda a hidratação e nutrição que elas oferecem.

Condicionador e máscara: como escolher os melhores produtos para você?

Agora que você já sabe usar o condicionador e a máscara de tratamento, de modo que receba todas as vantagens que esses produtos oferecem, é hora de falar de como escolher o melhor kit para você.

Primeiramente, você deve saber qual o estado dos seus cabelos. Por exemplo, se seus fios estão ressecados, é necessário identificar esse problema e utilizar um kit de shampoo, máscara de tratamento e condicionador que recupere a hidratação dos cabelos.

Do mesmo modo, se seus cabelos têm algum tipo de química, como alisamento e coloração, ou mesmo estão descoloridos? Procure optar por produtos que ajudem a manter a cor e/ou que dêem força para os fios continuarem saudáveis e permanecerem com o efeito que você adora.

Como você viu, condicionador e máscara de tratamento são produtos que costumam ser usados de modo invertido, o que pode prejudicar a hidratação de seus cabelos. 

Por falar, nisso, caso seus cabelos não estejam bem hidratados e nutridos, pode começar a aparecer o temido frizz. Leia mais sobre esse assunto no post: Como eliminar o frizz?

Sem comentários

    Responder