Categorias

Como eliminar o frizz?

15 de maio de 2019

Quem nunca sofreu com o frizz, hein? Esse mal que afeta 10 entre 10 cabelos, em algum momento da vida, que deixa os fios arrepiados e a gente achando que não tem solução.

Pois, o frizz nada mais é que o resultado de alguns hábitos que temos no dia a dia que resultam na remoção de parte das camadas protetoras do fio. Para evitar que ele aconteça, é preciso hidratar os cabelos, nutri-los, mas também mudar alguns hábitos diários.

Quer saber quais? Acompanhe.

Evite a água quente

Sabemos que há regiões do Brasil que são frias e que nas outras regiões o inverno impede que você coloque essa dica em prática todo dia. Afinal, ninguém gosta de banho frio, quando a temperatura está baixa…

Infelizmente, a água quente não é a melhor opção para a saúde dos fios. Ela abre as escamas dos cabelos, fazendo com que os fios fiquem expostos e percam sua camada protetora.

Temos, porém, uma ideia que pode ajudar a enfrentar a água fria e que você pode adotar, caso esteja sofrendo com o frizz: ao invés de lavar os cabelos durante o banho, lave-os após o banho na água do tanque. Se fizer isso nos dias em que a temperatura está mais rigorosa, já vai ser suficiente.

Evite atrito de tecidos

Os cabelos cacheados e principalmente os crespos costumam ser finos e delicados e o excesso de atrito com tecidos pode gerar frizz e até a quebra dos fios.

Mas, você pode se perguntar, quando é que a gente coloca os fios em contato com tecido? Isso pode acontecer logo após o banho, quando você vai secar os cabelos com a toalha, e à noite, quando você vai dormir e deita sobre o travesseiro.

Antes que você se desespere por achar que não há como evitar essas duas situações, a gente ensina a como atenuá-las. Olha só:

  • no caso da toalha, evite friccionar o tecido nos fios, apenas encoste-a nos cabelos, retirando o excesso de água, e deixe-os secarem naturalmente;
  • outra opção é utilizar tecidos feitos de algodão para secar os cabelos, se tiver uma camiseta velha, já serve;
  • no caso do travesseiro, é só utilizar uma touca de cetim ou mesmo uma fronha que seja feita do mesmo tecido, já que o cetim causa menos danos aos cabelos.

Elimine o calor para eliminar o frizz

Essa você já sabe. Utilizar secador, chapinha e outros equipamentos que utilizam calor para modificar temporariamente os fios ou apenas para secá-los é garantia de cabelos com frizz. Só lamentamos…

Portanto, aproveite que você tem cachos maravilhosos e os exiba por aí. Deixe para secar ou para alisar os cabelos quando muito necessário ou quando quiser mudar um pouco o visual.

Utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Existem produtos que funcionam muito bem para todos os tipos de cabelos, porém o ideal é encontrar aquele produto que atende a necessidade dos seus fios. Os cabelos cacheados e crespos são diferentes dos lisos e, por isso mesmo, podem estar precisando de cuidados mais específicos.

Por isso, produtos de uso diário, como o shampoo e o condicionador, podem ser mais eficientes para seus fios e para eliminar o frizz, se forem adequados para o seu tipo de cabelo. Por fim, complemente o processo com leave-in e/ou ativador de cachos e saia linda com cachos deslumbrantes por aí!

Gostou das dicas? Conte para nós, quando colocar essas ideias em prática, ok?

Sem comentários

    Responder