Categorias

Tioglicolato de amônia: já ouviu falar dele?

28 de março de 2019

Está nas redes da Doux Clair e em toda a internet. O tioglicolato de amônia é uma das químicas mais comentadas para alisamento dos fios. 

Como sempre chegam até nós várias dúvidas sobre esse componente que altera a estrutura dos fios, decidimos contar mais sobre o tioglicolato, esse queridinho de quem ama alisar os fios.

O que é o tioglicolato de amônia?

Que ele altera a estrutura dos fios, promovendo alisamento e alinhamento dos fios, você já sabe. Mas, o que é exatamente esse ativo?

Bem, o tioglicolato é da família dos tioglicólicos, muito utilizado para alisar ou mesmo para relaxar os fios, ou seja, pode ser usado para oferecer liso total ou até mesmo para reduzir volume.

A ação dele no cabelo se dá por meio da quebra das pontes de dissulfeto presente nos fios enrolados. O tioglicolato quebra essas pontes e vai até o córtex do cabelo para promover o alisamento.

A partir dessa quebra, o tioglicolato tranforma a cisteína, um componente existente nos fios, o que vai permitir a remodelagem dos fios.

Todo mundo pode usar o tioglicolato de amônia?

Essa química pode ser usada em cabelos ondulados e cacheados ou, de acordo com especialistas, do grau 1 ao 4.

É preciso estar atento aos casos em que os fios danificados ou precisando de tratamentos para recuperar a saúde deles. Nesses casos, a aplicação de qualquer química pode ser nociva para os fios. É necessário conversar com um cabeleireiro antes de qualquer decisão que altere a cor ou a estrutura dos cabelos.

Cabelos descoloridos e/ou com outras químicas também dependem de análise prévia do seu cabeleireiro. No caso da descoloração, os fios que passaram por esse processo não podem receber mais do que 50% do tioglicolato.

Quais cuidados é necessários ter com os fios, após o uso da química?

Qualquer cabelo que receba química que altere a sua estrutura precisa ter uma atenção maior, precisa ter um cuidado maior para que ele continue saudável. De nada adianta ter cabelos alisados, se estiverem frágeis, com tendência à quebra, sem brilho e sem viço.

Tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução são mais que necessários para quem alisou os fios com tioglicolato. O ideal é criar uma agenda de cuidados semanais para que seus fios permaneçam fortes e saudáveis.

Aconselhamos que se utilize produtos que contenham proteção solar e que se evite utilizar outras químicas, como a guanidina, por um prazo de 6 meses. E sempre tenha cuidado com o cloro da piscina e com a intensidade dos raios do sol.

Você já conhecia o tioglicolato de amônia? Os produtos com essa composição promovem alisamento definitivo dos fios. Quer saber mais sobre o assunto? Escreva para nós com as suas dúvidas.

Sem comentários

    Responder