Cuidados Pessoais

Cronograma Capilar: Nutrição

18 de setembro de 2018

Mais uma etapa do Cronograma Capilar! Desta vez, vamos falar sobre Nutrição.

É importante explicar para a sua cliente que esse tratamento consiste em repor lipídios aos fios, ou seja, devolver a gordura que faz parte da estrutura capilar, mas que se perde no dia a dia.

Sabe por que os lipídios são importantes? Porque eles criam uma camada protetora nos cabelos, que os mantém hidratados por muito mais tempo.

Vem, que a gente explica mais sobre esse tratamento!

Quais os tipos de nutrição?

Existem dois tipos:  a nutrição e a umectação, e é preciso diferenciar as duas coisas para a sua cliente, ok?

A nutrição é feita com máscaras à base de óleo e que, portanto, têm uma consistência amanteigada. Sua aplicação dura de 2 a 5 minutos.

A umectação, por sua vez, é o processo de umedecer os fios com óleo vegetal, antes de lavá-los, deixando o produto agir por 30 minutos.

Há, ainda, a umectação noturna, indicada para fios com problemas mais sérios de ressecamento. Nesse caso, é preciso aplicar o óleo ou mesmo a máscara nos fios sujos e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, é só lavar o cabelo normalmente.

Como ajudar a sua cliente a escolher os melhores produtos?

No caso da nutrição, é preciso que ela escolha produtos que, como já dissemos, têm uma consistência amanteigada. 

Para facilitar a escolha, sugerimos que você oriente a sua cliente a sempre verificar o rótulo quando ela não puder consultar a sua indicação, ok?

Nesse caso, ela deve buscar o produto que contenha algum tipo de óleo ou manteiga na composição, tais como: manteiga de karité, óleo de coco, óleo de girassol, óleo de semente de uva, entre outros.

Como cumprir com esta etapa do cronograma capilar em casa?

Em primeiro lugar, é sempre importante identificar se o fio realmente está precisando mais desse tipo de tratamento do que de hidratação e de reconstrução.

Para isso, você deve analisar o estado do fio, conforme indicamos no post em que começamos a falar sobre cronograma capilar.

Uma forma de fazer esse teste é colhendo um fio limpo da cliente e colocando-o em um copo com água. Se afundar, é preciso reconstruir o fio; se boiar, falta hidratação; se não afundar, nem boiar, é porque falta nutrição.

Em segundo lugar, é sempre importante dizer à sua cliente que não se deve começar tratamento algum sem ler as especificações do rótulo. Afinal, é ali que estão as informações de como usar o produto.

Por fim, indique qual tipo de nutrição ela deve fazer, se com máscaras ou com óleo vegetal.

Como vai ser o cronograma capilar de quem precisa nutrir os fios?

Agora, sim! Podemos construir o cronograma de nutrição. Veja só:

1ª semana: Nutrição/ Reconstrução/ Hidratação

2ª semana: Hidratação/ Nutrição/ Hidratação 

3ª semana: Nutrição/ Hidratação/ Nutrição 

4ª semana: Hidratação/ Reconstrução/ Hidratação

 

Como você viu, a nutrição é uma importante etapa do cronograma capilar e pode ser feita em outras situações. Vai depender da necessidade do fio.

Gostou do post? Sua opinião é muito importante para nós! Escreva aqui nos comentários.

Sem comentários

    Responder